Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 2 de março de 2009

I Feel Good !

Muito interessante o projeto I Feel Fine iniciado por dois jovens estudantes de Computação um de Stanford e outro de Princeton. Ele é representativo de um novo tipo de pesquisa social que somente a existência da web permite. Desde Agosto de 2005, um programa está monitorando blogs em várias partes do mundo e toda vez que encontra frases que começam com “I feel” ou “I am feeling” (eu me sinto e estou me sentindo, em português), ele grava a frase toda em um banco de dados. Depois disso, ele tenta identificar que sentimento está associado ao o que está escrito: felicidade, tristesa, raiva, depressão, etc. Além das frases, o programa grava informações sobre o blogueiro como sexo, idade e localização geográfica. O banco de dados tem mais de 10 milhões de “sentimentos” com cerca de 20.000 novas entradas por dia. As possibilidades de exploração do banco são interessantíssimas. Os autores do projeto exploraram correlações do sentimento das pessoas em determinadas regiões e as condições climatológicas, por exemplo. Afinal, chuva afeta o humor? Comparações também são possíveis: Europeus ficam triste mais com mais frequencia do que Americanos? Mulheres se sentem gordas mais frequentemente do que homens? Qual o sentimento mais representativo das jovens até 20 anos? Quais as cidades mais felizes do mundo? Além dessa mineração dos dados, os autores criaram uma interface super bacana onde estatísticas diversas podem ser visualisadas. Acesse-as aqui.

Nenhum comentário: