Tenho escrito sobre crowdsourcing que significa produção de conhecimento em massa feita de forma distribuída e com pouco ou nenhum controle centralizado. Trata-se de uma forma de terceirização de pessoas, mas que não implica obrigatoriamente na remuneração das mesmas pelas atividades realizadas. O exemplo típico de crowdsourcing é a Wikipedia onde as pessoas contribuem na feitura de artigos sem que recebam nenhuma remuneração. Escrevi recentemente sobre como as grandes empresas como a Dell têm usado crowdsourcing (veja aqui). Uma forma de motivar as pessoas e que tem sido cada vez mais usada é oferecer prêmios para as melhores contribuições. Uma espécie de concurso aberto a todos os interessados. O(s) melhor(es) leva(m) os prêmios. Um exemplo de sucesso de projeto desse tipo pode ser encontrado no excelente site Innocentive. Trata-se de um projeto dedicado exclusivamente à inovação. No site são colocadas chamadas para solução de problemas, os mais diversos. Há chamadas por propostas nas áreas de química, computação, negócios, física, matemática, ciências da vida, engenharia e políticas públicas. Normalmente essas chamadas são feitas por empresas com o intuito de motivar inovadores, inventores e pesquisadores a se debruçarem sob problemas que possam lhes trazer diferencial competitivo. Cada problema apresentado tem um prêmio associado que pode ser dinheiro e/ou participação em royalties pela exploração do produto. Por exemplo, atualmente há uma chamada da Câmera de Comércio da Cidade de Chicago para redução de emissão de gases poluentes pelo uso eficiente de transporte coletivo, de caminhadas, de uso de bicicletas, enfim de alternativas aos automóveis. O prêmio pela melhor proposta é de 5.000 dólares. As propostas podem ser enviadas até dia 5 de Dezembro. Alguém se habilita? Detalhes dessa chamada e de outras ligadas às inovações de políticas públicas podem ser encontradas aqui. Encontrei uma chamada na área de química em que o prêmio é de 1 milhão de dólares. Em 2007 foram mais de 160 mil problemas solucionados. Os maiores solucionadores de problemas aparecem no site, o que os motiva mais ainda (afinal, pesquisador prefere reputação ao dinheiro!). Abaixo, mostro os países que mais tiveram inovadores premiados (quanto maior o nome, maior o número de soluções). Imperdível uma visita por lá de vez em quando.
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