Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 15 de novembro de 2011

RPI: O Instituto de Van Rensselaer

Semana passada em uma missão a trabalho, em que prospectei possibilidades de parcerias com o Estado, tive a feliz oportunidade de conhecer o RPI (Rensselaer Polytechnic Institute). Mais especificamente fui ao Tetherless World Constellation (TWC), um dos laboratórios de pesquisa em Web Semântica mais reconhecidos dos EUA.

O RPI é a mais antiga instituição de nível superior de língua inglesa. Isso mesmo, é mais antiga do que as universidades inglesas. Localiza-se na cidade de Troy no Estado de New York e está a cerca de 3 horas de carro de Manhathan. Foi ofertada à sociedade americana pelo riquíssimo holandês Stephen Rensselaer, um dos dez homens mais ricos dos EUA naquela época.

O campus hoje é lindíssimo. Uma deslumbrante mistura de arquitetura clássica e moderna. Disseram-me que o RPI durante muito tempo foi a universidade mais conceituada do leste dos EUA. Troy era muito rica, pois situava-se no centro das rotas comerciais fluviais que existiam no rio Hudson. No entanto, a força do RPI estava no ensino. Outras universidades como o MIT perceberam logo que a reputação de instituições acadêmicas seria muito mais baseada na pesquisa do no ensino. RPI perdeu um pouco de terreno, mas continua sendo muito reputado. Está entre as cinquenta melhores em rankings diversos.

Minhas reuniões ocorreram no TWC onde fui recebido pelos professores Deborah McGuinnes e Jim Hendler.  Dentre as pesquisas que eles desenvolvem na área de web semântica, o desenvolvimento de ferramentas para apoiar a publicação de dados abertos governamentais tem particular relevância. Dentre as iniciativas, não deixe de dar uma olhada no catalogo internacional de banco de dados governamentais abertos aqui.
Nesse projeto você pode buscar onde estão bancos de dados sobre um certo assunto. Só encontrei dois arquivos vindos do Brasil. A área de saúde como sempre tem uma cultura de prevenção muito mais desenvolvida. Um dos arquivos é sobre estatísticas de mortalidade e nascidos vivos. Veja mais aqui  

Um detalhe importantíssimo é que esse tipo de busca nem o Google consegue responder a contento! Isso é, no entanto, assunto para um próximo texto. Fiquem com algumas fotos do RPI no outono.





Prédio do TWC



Nenhum comentário: