Siga-me no Twitter em @vascofurtado

domingo, 5 de agosto de 2012

Campus Party Recife


Estive na semana passada na Campus Party (CP) em Recife a convite da Fundação Telefônica para participar de um painel de debates. Para os que não conhecem o que é a CP, trata-se de uma conferência tecnológica realizada em diversos locais no mundo desde 1997 quando surgiu na Espanha. Ela tem por principal característica ser bem abrangente e eclética, pois reuni várias comunidades de usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital. Os jovens aficionados chegam a acampar nos espaços destinados a tal e participam de atividades que podem varar madrugada.

O painel que participei visava discutir as iniciativas de modelos de construção coletiva de conhecimento que vem transformando o comportamento, hábitos e valores da sociedade. Crowdsourcing  (nome em inglês para definir a participação das massas) é um desses modelos, que (Segundo a Wikipedia) utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. A ideia era mostrar como a evolução das tecnologias e a crescente modificação dos usuários em seus hábitos, preferências e necessidades caminham para um novo cenário onde consumidores e mobilidade se redefinirão mutuamente.
A experiência que temos tido com WikiCrimes e Wikimapps nos credenciou a discutir a questão. Em especial, provoquei a discussão sobre como motivar as pessoas a participar desse processo. Alguns de meus posts nesse blog  já versaram sobre as estratégias de motivação, algumas vezes através da mecânica de jogos, outras vezes identificando os interesses pessoais. Durante o debate, como várias atividades ocorrem simultaneamente, escuta-se vaias, músicas, gritos de comemoração, brincadeiras e tudo mais. Um ambiente decididamente muito diferente do que estou acostumado a palestrar. No entanto, isso não impede a entrar no ritmo da conversa e discutir com o público que se mostrou muito participativo. Para quem não conhece, recomendo uma visita. A próxima edição será em São Paulo em 2013.




Nenhum comentário: