Siga-me no Twitter em @vascofurtado

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pergamon

Na minha ida a Berlim, tirei um tempo para visitar o Pergamon Museum. É um dos museus mais impactantes que já visitei. Extraordinário. A coleção de arte da antiguidade clássica, em especial, os fantásticos Altar de Pérgamo e as portas do mercado de Mileto são imponentes, belos e transportam o visitante aos tempos da antigas civilizações. O Altar é uma estrutura dedicada a Zeus, originalmente construída no século II a.c. Escavaçoes feitas por arqueólogos alemães, no final do século XIX, o descobriram quase que integralmente. Impressionante também pensar em como os alemães conseguiram levar tudo aquilo para casa. Como os turcos deixaram? Veja uma foto abaixo que tirei da Wikipédia.


As peças de antiguidade do Oriente não são menos impressionantes, com especial destaque para a grandiosa Porta de Ishtar, uma representação maravilhosa da antiga Babilônia. É de tirar o fôlego.

Para completar, o museu estava apresentando a obra de Yadegar Asisi, uma pintura panoramica da antiga Atenas que é tão impressionante quanto as coleções do Museu. Achei no YouTube um video(veja também abaixo) que dá uma ideia do quão belo e inovador é o trabalho de Asisi. O artista brinca com a noção de perspectiva de uma forma que nos ludibria a todo momento.

Recomendo fortemente a quem for a Berlim. Imperdível. 



Nenhum comentário: