Siga-me no Twitter em @vascofurtado

domingo, 1 de julho de 2012

Pedestre, ande com atenção!


Em ida a Berlim para o EuroiTV, uma breve passagem por Viena, cidade que havia visitado há 15 anos atrás, permitiu-me observar um detalhe que me saltou aos olhos quando caminhei pela cidade. A cultura do deslocamento em bicicleta está tão enraizada que a sinalização para este veículo é intensa e, para um turista desacostumado como eu, fica confusa.

As vias para bicicleta tomam o espaço dos veículos, mas igualmente, o dos pedestres. As calçadas largas permitem isso. Veja abaixo na foto que tirei um exemplo dessa sinalização. Os pedestres precisam andar cuidadosamente nas calçadas porque parte das mesmas é das bicicletas que vêm e vão em velocidade. Ao atravessar a rua temos que ter ainda mais cuidado. Há o trem, o carro e a bicicleta. Por isso é fundamental se guiar exclusivamente pelo semáforo dos pedestres (que sempre funcionam). Lembrei-me dos países onde se conduz do lado direito do carro. Os sinais nas ruas, principalmente os escritos no asfalto, nos alertam para o cuidado ao atravessar as ruas. Claro que isso é um problema só para os não habituados. Que bom se chegarmos a ter tal problema um dia!






Nenhum comentário: