Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Lytro


Lytro, que tomei conhecimento no FB via André Herzog, é mais um desses exemplos de inovações vindas de startups que nascem no Vale do Silício. A tese de doutorado de Ren Ng, em Stanford, permitiu que ele levantasse cerca de U$ 50 milhões para bancar o investimento inicial. Isso mesmo, só o inicial.

Lytro é uma nova forma de fotografar. Com um sistema que consegue capturar as luzes em diferentes direções pode-se ter diferentes focos da foto depois que ela foi tirada. Vejam exemplos abaixo. Você pode interagir com a foto clicando uma vez para mudar o foco e duas vezes para aumentar o zoom.

O Hardware é uma pequena maquineta que mais parece um binóculo (ou melhor, um monóculo). Vejam os preços e mais demos no próprio site. Isso vai revolucionar a forma de se tirar fotos e de explorá-las? Não sei. Há ainda muitas questões para serem  respondidas. Em particular, não se sabe como os usuários vão reagir ao fato de que, embora tenham o hardware, ficarão dependendo do software da Lytro que é o capaz de explorar a imagem capturada. 

No entanto, essa inovação serve para nos indicar que as fotografias estáticas parecem ter chegado ao seu limite. Embora as fotos tenha ficado digitais há alguns anos, elas continuam muito rígidas como se fossem sempre ser impressas, coisa que será cada vez menos usual. Um novo campo de pesquisa chamado fotografia computacional visa avançar nessa nova direção.


3 comentários:

Anônimo disse...

bem interesante, apesar de acredito eu usar tecnicas basicas. Acho que da pra ser melhorado e apesar de pouco crua a ideia ainda, tem potencial a meu ver xD

www.frpromotora.com/44613945 disse...

vasco o time do coraçao só perde para JESUS./www.frpromotora.com/44613945

aldair disse...

GANHE DINHEIRO TRABALHANDO EM CASA NA FRPROMOTORA.www.frpromotora.com/44613945