Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

WikiCrimes Ainda Mais Aberto


As últimas semanas foram muito movimentadas! Ao decidirmos abrir o código de WikiCrimes sabíamos que estávamos apostando em algo que não conhecíamos bem, mas não imaginávamos que iríamos, tão cedo, perceber o tamanho de nosso desconhecimento.

Cometemos alguns enganos no processo de abertura que no final nos fizeram correr atrás para resolver algumas pendências e que, de quebra, nos deram a oportunidade de conhecer os pontos positivos de ter ao lado uma comunidade atuante.

Meu post anterior, em que anunciei a abertura do código de WikiCrimes, recebeu vários comentários, todos, sem exceção, muito distintos e com o intuito de nos orientar. Percebemos que algumas de nossas decisões não agradariam (como não agradaram a comunidade) o que certamente levaria a uma baixa taxa de participação que é justamente o que não queremos.

Em linhas gerais, o problema se referia ao fato de que algumas rotinas de WikiCrimes, por terem sido desenvolvidas em projeto onde havia verbas de terceiros, não podiam ser abertas sem o consentimento dos parceiros. Acabamos lançando o projeto  com essas rotinas ofuscadas. Essas decisão, de fato, não deixou que a comunidade considerasse o código realmente livre.

Corremos atrás do prejuízo e com a compreensão de nossos parceiros, estamos agora liberando um novo projeto no repositório GITHUB com TODAS as rotinas abertas. Acesse-o em https://github.com/Wikicrimes/WikiCrimesOpenSource. Estaremos desativando o repositório anterior em breve.

Outra decisão que tomamos foi a de adotar a licença GPL que, a nosso ver, representa mais fielmente o espírito que queremos empreender ao projeto. Queremos que a comunidade se sinta dona de WikiCrimes e trabalhe para aperfeiçoa-lo tal como nós temos tentado.

Vale ainda ressaltar que, infelizmente, o código de WikiCrimes tem baixa estruturação o que certamente pode dificultar a participação de outras pessoas. No entanto, como havia dito em resposta a um questionamento no post anterior, isso se deve ao fato de que WikiCrimes foi desenvolvido de forma ad hoc com a participação de várias pessoas, com expertise e experiência muito diversa e que acabaram por impossibilitar uma maior estruturação. Pedimos a compreensão da comunidade e contamos com a ajuda da mesma para que um dos aperfeiçoamentos seja exatamente nessa direção.



Um comentário:

Anônimo disse...

Vasco escreveu:

Outra decisão que tomamos foi a de adotar a licença GPL que, a nosso ver, representa mais fielmente o espírito que queremos empreender ao projeto. Queremos que a comunidade se sinta dona de WikiCrimes e trabalhe para aperfeiçoa-lo tal como nós temos tentado.


Dr. Vasco, acessei novamente o seu blog porque lembrei dessa questão envolvendo software livre.

Antes de mais nada gostaria de dar os parabéns à você e à equipe.

Agora deixo um recado aos demais comentaristas, esse post data de agosto de 2012 e ninguém veio aqui dar os parabéns pela iniciativa da correção. Eu fiz a minha parte, façam vocês também a parte de vocês. Cearense tem "fama de esperto" mas na hora de assumir que os outros estão corretos ou são "melhores" em alguns aspectos, é um problema. (A famosa guerra dos orcs...)

E para os que se acham semi-deuses de todas as verdades computacionais eu os convido para fazer a "minha faculdade". Dr. Vasco, vou divulgar esse seu post no meu site para incentivar de alguma forma a iniciativa livre.

PS: Aprendi muito sobre humildade com "Dr. rms".