Siga-me no Twitter em @vascofurtado

domingo, 12 de agosto de 2012

WikiCrimes OpenGov, por “pesquisadores do Nordeste” na Folha de São Paulo



A Folha on line fez, recentemente, uma matéria sobre aplicativos para celular que visam trazer informações sobre Segurança Pública. WikiCrimes OpenGov com versão para iPhone e Android  desenvolvida pela Wikinova Soluções Inovadoras, empresa incubada na UNIFOR – Universidade de Fortaleza ganhou relevância.

Embora tenha ficado satisfeito com a menção a nosso trabalho, não posso deixar de registrar estranheza e incômodo pela forma como fomos mencionados. Vejam abaixo o texto da matéria que introduz WikiCrimes OpenGov:

“Seguindo a mesma linha do SafeCity SP, um grupo de pesquisadores do nordeste criou o WikiCrimes OpenGovSP. Utilizando o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, ….”.

Como um jornal tão reputado cai na armadilha, infelizmente ainda tão presente no nosso País, de nos considerar, o Nordeste, como algo único, monolítico e que não merece especificações? Uma estereotipagem que não deveria mais existir. Nem o nome da Universidade foi mencionado. Já imaginou se eu estivesse escrevendo esse post dizendo que um jornal do sudeste fez uma material sobre WikiCrimes? 


2 comentários:

Unknown disse...

Vasco,
na minha opinião creio que a reporter quis enfatizar que pesquisadores que nao moram no sudeste fizeram um aplicativo pra sao paulo.
Somente isso.

Vasco Furtado disse...

POde ser, mas se dissesse que era da Universidade de Fortaleza isso não ficaria claro?