O breve artigo do Prof. Michael Stonebraker na ACM
Communications deste mês trouxe uma mensagem que merece compartilhamento.
Stonebraker é professor e pesquisador do MIT e um dos pioneiros nas pesquisas
em banco de dados relacionais. Atualmente faz pesquisas sobre como explorar
eficientemente “big data”. Com o aumento exponencial dos dispositivos de coleta
de dados nas nossas vidas, já produzimos mais de 1.8 zetabytes de dados por
ano. Isso preencheria 57.5 bilhões de iPads de 32 Gigabytes.
Mas não é a pesquisa de Prof. Stonebraker que me chamou mais
atenção, foi sua atuação como empreendedor. Já fundou e vendeu várias startups
e continua investindo seu tempo em criar novas empresas e novas ideias. Abaixo
segue sua mensagem:
“ Se um professor/cientista só publica papers na universidade, tem pouca chance de ver suas ideias se tornarem realidade, pois é difícil haver transferência tecnológica. Se ele procura uma grande empresa para vender suas ideias, muito dificilmente as terá comprada. A saída é fazer uma startup e tentar por si".
Ter a coragem de deslocar a zona de conforto que se forma na carreira tradicional de pesquisa acadêmica não é nada fácil.
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