Muito interessante a entrevista de Julia Angwin, repórter
do Wall Street Journal aqui. Ela afirma que o governo americano hoje detém mais
informações sobre os cidadãos do que mesmo os governos de regimes ditatoriais
como o de Hitler e Stalin e até mesmo do que possuíam os agentes secretos da
temida Stasi sobre os alemães do leste.
O governo americano coleta hoje correio eletrônico, chamadas
telefônicas, cartas, informações sobre a saúde da pessoas, viagens efetuadas,
compras, pesquisas efetuadas na web, sites acessados, registros escolares e de
emprego, só para nomear alguns.
Adicione-se a esse arsenal de informações, novas tecnologias
como a de reconhecimento de face, que permite identificar onde a pessoa está
indo (isso, obviamente, se estiver sem celular com GPS).
Todas as comunicações de generais, funcionários públicos do
alto escalão e políticos de dez anos para cá estão gravadas. O jornalista lança
um alerta: essa paranoia vem mesmo de antes do 11 de setembro e não é somente
para proteção. Serve igualmente para identificar os dissidentes. George Orwel
nunca pensou que Big Brothers nasceriam em democracias ocidentais, não?