Siga-me no Twitter em @vascofurtado

domingo, 22 de setembro de 2013

WikiCrimes vai bem, obrigado!

Tenho recebido várias perguntas de pessoas que conhecem WikiCrimes e acompanham o desenvolvimento do projeto desde seu nascedouro. As perguntas referem-se às iniciativas similares que surgiram recentemente como BOColetivo e Ondefuiroubado. Perguntam-me se WikiCrimes ainda existe, se WikiCrimes é similar a essas iniciativas e coisas do gênero. Respondo sem hesitar: WikiCrimes vai muito bem. Sua missão é ser o repositório mundial de registros de crimes. Um objetivo ambicioso, mas que não se pode ter a inocencia de que pode ser atingido da noite para o dia. As estratégias que temos são as mais diversas. Desde a participação individual até a coleta de dados que estão dispostos em outros sites. Aliás, dados desses sites mais recentes já estão sendo coletados para WikiCrimes.

Só para exemplificar a constante dinâmica de WikiCrimes, recentemente pessoas em Curaçao (pequena ilha no Caribe) descobriram WikiCrimes e passaram a registrar. Quase na mesma época em Rio Grande, perto de Pelotas, aconteceu o mesmo. Vejam abaixo as fotos que tirei do mapa desses dois lugares. Renovo assim o convite: Venham participar! Compartilhe informações sobre onde ocorrem crimes e ajudem a sua comunidade.

Lembrando que se você é programador, WikiCrimes é open source (procure o código no GITHUB) e procura sempre colaboradores. Não há nenhuma motivação financeira no projeto que se sustenta basicamente com verbas de pesquisa e com apoio de colaboradores.

.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Relatório do Summit Smart Cities

Recebi o relatório do Summit Smart Cities em que expus e debati em São Paulo no final do Junho. Para os interessados, segue o link do arquivo (clique aqui). Em breve, espero atualizar a apresentação com as novidades que estaremos fazendo em Fortaleza.