Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Feliz Compartilhamento!


Novo ano, novos votos. Para fazer os meus, inspiro-me em meu objeto de trabalho e ao mesmo tempo fonte de admiração: a Web.  Não me refiro aqui aos aspectos tecnológicos como software, protocolos e outros bits e bytes.  A genialidade da Web decorre do fato de ser uma obra construída coletivamente pela humanidade. Uma invenção de todos nós.

Essa infinita rede de conhecimento que se constrói a cada momento está sempre pronta a nos surpreender. Pronta mesmo para revolucionar. E mesmo em constante construção, nela há informação que nos auxilia a responder sobre tudo e sobre todos. Resolve nossos problemas, tira nossas dúvidas, deixa-nos perto dos que estão longe.

A Web de amanhã resolverá problemas que hoje nem percebemos que existem. Parece-me que a humanidade tinha uma ânsia represada de compartilhar informação. Faltava a plataforma para fazê-lo. A Web e a Internet foram essas plataformas e que permitiram esse esforço coletivo único. Sem coordenação central, sem um dono e sem fim.

Podemos ir além. Devemos ser visionários e olhar a Web como um exemplo que nos guie para algo ainda mais grandioso. Um mundo onde a ação de compartilhar esteja no centro de uma nova forma de organização da sociedade. Uma ação que envolve com incrível naturalidade os conceitos de sustentabilidade, igualdade e bem-estar social. Inspiremo-nos e pensemos no compartilhamento dos mais variados recursos como a água, os transportes, a energia, a alimentação. Cabe-nos começar a construir as plataformas que permitam que isso aconteça. Exigirá uma nova economia, inclusive: a economia do compartilhamento. Que 2013 seja o começo! São meus votos.

* Artigo publicado na coluna Opinião do Jornal O Povo de hoje

Nenhum comentário: