Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Homenagem a Pelé

Só agora tive acesso a essa (via Alex Garcia) bonita e merecida homenagem da VIvo a Pelé. Um filme dirigido por Fernando Meirelles com o título 1284, em que o Rei do Futebol faz mais um gol. Esse que seria sim, seu último. Os adversários são obviamente os argentinos. O palco: Morumbi. E o gol ... bem, o gol vocês mesmos merecem descobrir. Assistam no vídeo abaixo.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sexto Sentido

O laboratório de Interfaces Fluidas do M.I.T é um dos mais reconhecidos no mundo não só pela capacidade de seus pesquisadores, mas igualmente pelas pesquisas arrojadas que desenvolvem.  A pesquisadora chefe Pattie Maes vem estudando formas de interação das pessoas com máquinas que são definiitvamente inusitadas. É aquele tipo de trabalho que nos remete à ficção científica. Vejam esse vídeo de sua palestra no TED (via Marcus Fábio). É absolutamente incrível. Minority Report fica bem próximo. Tem legendas em português. É só escolher na opção subtitle.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Delegacias e Cartórios. Há Diferença?

A área de Segurança Pública é ímpar. Toca-nos a todos. É compreendida por poucos. Nossos governantes então, sempre buscaram se esconder do tema. Sabem que é travar uma batalha por dia e a grande maioria delas será de derrotas. Adotam discursos simplórios e quase sempre pensam na Polícia Militar como a solução. Afinal ela é a que traz visibilidade e o sentimento do povo é de quanto mais polícia na minha frente melhor.

E a Polícia Civil? Onde fica nessa estória. Cada vez mais esquecida. Quando é mencionada, só se ouve dizer que serão construídas mais delegacias. Mas para quem e para o quê?
Há sim uma grande diferença entre delegacias e cartórios. No entanto, nos dias de hoje, perguntar quais são elas não é absurdo. Afinal, o que mais se faz em uma delegacia é registrar fatos (algumas fazem exclusivamente isso). O registro dos fatos criminais nas delegacias é um meio para o fim que é a elucidação do crime. As tarefas escriturais nas delegacias não podem nunca serem vistas como o objetivo per si desses órgãos. O pior é que exatamente isso que está a ocorrer no Estado. E não dá para colocar a culpa nos policiais. As delegacias, com mínima estrutura, só conseguem (e com muita dificuldade) registrar os fatos. Raras são as situações em que a missão de agregar evidências que indiquem fortemente os culpados dos fatos criminais é realizada.

A autoridade policial judiciária deve, por exemplo, se deslocar para o local do crime imediatamente após ter tido conhecimento do fato com a finalidade de coordenar as atividades de investigação. No meio policial, sabe-se que a probabilidade de se achar um culpado de um crime decresce com o passar do tempo. Após as primeiras 24 horas essa redução é abrupta. Os delegados cearenses estão seguindo essa regra? Não creio. Muitos não podem nem deixar a delegacia, pois devem cuidar dos presos que nela estão. Outros estão lavrando inquéritos de flagrantes que duram horas. Aliás, a grande maioria dos inquéritos onde há alguém indiciado é fruto de prisões em flagrante feitas pela Polícia Militar. Ou seja, se prenderam (ou reconhecerem) o ofensor na hora, ele é indiciado, caso contrário, se depender de investigações, esqueça.

Para se ter uma ideia de como anda a situação da Polícia Civil no Estado do Ceará saibam o seguinte. O Estado tem em torno de 4000 habitantes por policial civil. Essa relação só encontra um valor um pouco pior no Maranhão. A média nacional é cerca de menos de 2000. Ou seja, teríamos que dobrar o número de policiais civis para chegar na média nacional.

Essa é só uma parte do problema, mas já dá para perceber que é prematuro falar em mudança radical nas polícias se não se consegue nem provê-las com o mínimo para a realização de suas atividades.  

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Imagens que valem por milhões de argumentos

Quem mudou? Lula? Os brasileiros? Os Sarney? A televisão brasileira? Só sei que a política é que não foi.

Seu Perfil de Consumo na Web vale R$ 0,20

O Wall Street Journal dedicou um grupo de jornalistas para investigar como a tecnologia de tracking (rastreamento) na web estava interferindo na privacidade das pessoas. Os jornalistas concluíram que as empresas estão bisbilhotando os clientes de uma forma nunca dantes vista. Os cinqüenta principais sites americanos em media instalam cerca de 60 pequenos cookies e outros softwares do tipo que servem para monitorar as ações dos usuários. Até a Wikipédia faz isso.


A tecnologia de monitoramento ou rastreamento dos usuários está cada vez ficando mais inteligente e não intrusiva. Empresas especializadas têm software que consegue rastrear até as atividades que estão sendo feitas on-line pelos usuários. A conseqüência disso é que o perfil dos usuários passou a valer cerca de R$ 0,20. Vejam mais sobre o estudo aqui.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Serra Prova do Humor Brasileiro

A última moda da Internet é realmente digna de menção. Conseguiram capturar oito segundos do programa da campanha do PSDB em um vídeo super engraçado que virou um sucesso na Internet entitulado "Serra come todo mundo" . O mais digno exemplar do humor moleque do brasileiro. Mesmo comendo esse pessoal todo, ele parece não ter fome ou jeito para comer a competidora. Para se divertir no fim de semana.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Web Já Morreu? Mas a Internet Tem Vida Longa

Dois artigos provocativos escritos na Wired recentemente por Chris Anderson (A Cauda Longa) e Michael Wolff debatem sobre algo até certo tempo inusitado. A Web com suas páginas e browsers estaria com os dias contados? Fazer esse tipo de pergunta só mesmo no contexto da informática. Tudo aparece e morre com tanta rapidez que mesmo essa pergunta não soa totalmente impossível.  Para os leigos no glossário informatiquês, deixem-me acrescentar que a Internet é a rede mundial de computadores, já dá-se o nome de web ao sistema de documentos com hiperlinks e que pode ser acessado pelos navegadores ou browsers.

Mas o que quer dizer mesmo isso da morte da web. Simples. De mais em mais os usuários vão passar a usar aplicativos (apps) em seus celulares e iPads. O que era antes uma página ou site na web virou um aplicativo. Escutar música numa pandora app, ler notícias numa New York Times app, conversar com amigos através  da Facebook app, etc. Tudo vira aplicativo. Vejam o caso do Twitter. Várias apps tipo TweetDeck existem. São muito mais cômodas de serem usadas do que o próprio site na web. Esses aplicativos são plataformas semi-fechadas que usam a Internet para transportar mensagens normalmente através de chamadas de serviços. Vejam a imagem abaixo para entender que o declínio da web já ocorre há algum tempo. O que predomina na Internet (tráfico) hoje é vídeo.

Mas para alguns não se trata somente de uma evolução tecnológica. É todo um modelo baseado na abertura e democracia que caracterizam a web que está em cheque. O modelo de apps para aplicações móveis favorece o aparecimento de soluções proprietárias como as que hoje já existem sob o sistema operacional da Apple nos iPhones. Até mesmo a Google deve sentir o impacto, pois as informações que estiverem nas apps móveis não poderão ser rastreadas pela gigante da busca. Esse debate tem sido travado na revista Wired por TIM O’Reilly (quem cunhou o termo web 2.0) e Chris Anderson. Você pode acessá-lo aqui.



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Google Não Coopera com a AMC

Esse negócio de não falar ao telefone ao dirigir ainda será algo que, em futuro bem próximo, não terá mais nenhum sentido. Vejam a nova tecnologia da Google para ser usada em telefones que rodem seu sistema operacional Android. Você fala e o telefone liga. Você fala e o telefone envia um email. Você fala e o telefone faz a busca do termo. Como dirigir sem usar o telefone? Só se for mudo.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Provador de Roupas Virtual e Social


Vejam esse vídeo abaixo. Confesso que não sei se deveria divulgá-lo. A mulherada vai comprar mais ou menos?

De qualquer forma, não estamos muito distantes desse novo tipo de modelo de vendas chegar por aqui. A grande vantagem é que durante o tempo que elas provam as roupas a gente pode ficar tomando cerveja em casa mesmo.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Há Embate de Ideias no Twitter na Eleição Presidencial?

Muito interessante a notícia que descobri via @c_reginaldo de que o Globo tinha escrito uma matéria sobre quantos eram os seguidores (no Twitter) em comum dos candidatos Marina, Plínio, Serra e Dilma. O site Who Follow Whom (Quem segue quem?) mostra que há pouquíssimos seguidores comuns a todos os candidatos. Por exemplo, há somente 132 seguidores em comum de Dilma e Serra (ou seja, aqueles que seguem Serra e também seguem Dilma).

Percebam que Dilma (@dilmabr) possui cerca 164.700 seguidores. Serra (@joseserra_) por sua vez tem cerca de 359.200 seguidores. Menos de 0,05% seguem os dois. Tem muito pouca gente querendo “escutar” as propostas dos dois, não? Isso fortalece um sentimento que tenho de que o debate na Internet, em particular nas redes sociais, tem sido marcado por posições muito radicais e inflexíveis. Os eleitores atuantes nas mídias sociais agem como torcedores de um time. Já decidiram quem será seu candidato, só escutam o que ele (o candidato) diz e vibram com cada palavra. Preferem inclusive quando as palavras são agressivas e criticam fortemente o campo adversário. Não é a toa que estão a se degladiar pela web.

Mas não são somente os eleitores comuns que tomaram essa postura. Há uma gama de jornalistas com muito espaço midiático que adotaram linha semelhante já há algum tempo e que agora tornaram-se os símbolos desse jogo. Diogo Mainardi, Reinaldo Azevedo e Luis Nassif defendem com tanto ardor seus campos que tornaram-se fonte de informação para torcedores e não eleitores.

Agora, outra informação relevante que pode ser encontrada no site é sobre quem os campos de Serra e Dilma seguem em comum. Os jornalistas Ricardo Noblat e Cristina Lobo estão entre os oito moicanos que o Twitter de Serra e Dilma seguem comumente. Tento para os mesmos. Creio ser uma forte indicação de credibilidade. Eu não seguia nem um nem outro, decidi fazê-lo.

E você blogueiro, jornalista ou não, que estratégia decidiu seguir? Para ajudar, segue abaixo o ranking dos seguidores destes cinco que acabei de mencionar. Não que número de seguidores seja uma métrica representativa de influência, mas serve como referência inicial.

Mainardi  possui  cerca de 65.100
Noblat cerca de                 47.700
Nassif cerca de                  22.500
Cristina   cerca de             14.900
Azevedo  cerca de            11.880

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Best Buy Recorre à Web Semântica

A cadeia de eletro-eletrônicos americana Best Buy é uma das primeiras grandes empresas de comércio varejista a usar tecnologias da Web Semântica. A Best Buy decidiu enriquecer a representação de suas páginas na web com meta-tags (informações que descrevem as informações da página). O objetivo inicial não era muito ambicioso, pois não se esperava que o site ficasse muito diferente aos usuários.  Eles queriam que a página principal da Empresa detalhasse as informações sobre produtos, lojas, etc. Queriam ainda que ela fosse mais facilmente encontrada pelos sites de busca (e.g. Google). Queriam, no entanto, que não somente a página inicial fosse fácil de ser encontrada, mas igualmente as páginas específicas como as que definem os horários de funcionamento ou os horários de abertura das lojas.

Passaram então a representar todas as informações de suas páginas em RDFa (um subconjunto de RDF). Ao fazer isso, naturalmente passaram a ter mais ponteiros para seus produtos. Isto é, para cada seção da página, uma nova página foi criada com uma URI própria (identificador universal). Assim, naturalmente, essas páginas foram mais encontradas pelos sites de busca (e.g. Google)  o que levou a um aumento de cerca 30% de acessos. Esses resultados foram surpreendentes e provavelmente serão impulsionadores da adoção generalizada dos padrões da Web Semântica por outros. Era exatamente o que mais precisava a área: um benefício tangível, imediato e que pode ser obtido sem grandes custos. Mais detalhes de como está sendo a experiência da Best Buy está aqui.


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Web Cidadania

Se você é daqueles que se sente incomodado por não saber o que seu representante político anda fazendo no Congresso, o site Vote na Web vai lhe ajudar a reduzir esse incômodo (embora possa aumentar-lhe a indignação). Além de acompanhar o rendimento dos políticos, nele você pode acompanhar as propostas de lei em andamento no Congresso. O melhor de tudo é que você pode votar se concorda ou não com as mesmas.

Outro site que lhe permite ser mais atuante é o voto consciente. Acompanha o desempenho dos vereadores nas Câmaras Municipais em cidades de todas as regiões do País. Adorei a chamada que diz “Você controlaria sua conta bancária só uma vez a cada quatro anos?”. Claro que não ! Como então deixamos nossos políticos tomarem conta da parte de nosso dinheiro que é pública sem fazer nenhum acompanhamento? Por comodismo é que não será mais. A web permite cada vez mais colocar todo o contexto de informação pública a disposição dos cidadãos. Vamos esperar que iniciativas como as mencionadas comecem a mudar nossa cultura política.



terça-feira, 10 de agosto de 2010

Wikileaks: Vazamento de Informações Colaborativo

Vazamento de informações. Esse é o negócio do WikiLeaks (algo como WikiVazamentos), um site que tem ganho enorme atenção esses últimos dias. Nele qualquer pessoa pode colocar denúncias, as mais diversas, preferencialmente a partir do acesso à informações de documentos oficiais (normalmente sigilosos). O site tem um sistema similar às redes de espionagem. A entrada de informação é descentralizada, anônima, criptografada, etc. Softwares destinados a esse fim são usados (veja TOR para saber mais sobre isso). Diversos colaboradores participam da entrada dos dados em diversas partes do mundo para que qualquer forma de monitoramento seja dificultada. O site já tem mais de 1 milhão de documentos e, por seu modelo corajoso e inovador, ganhou prêmios do The Economist e da Anistia Internacional. Alguns consideram-no uma completa revolução na forma de veicular notícias.

Recentemente relatórios oficiais do departamento de defesa americano vazaram. Informações sobre como os EUA pagam a mídia afegã para contar estórias boas sobre o exército americano. Até mesmo informações sobre Osama Bin Laden que estavam nesses arquivos foram veiculadas no site. O governo americano sentiu na pele o quanto é ruim ser vidraça. Enquanto as denúncias de WikiLeaks eram em sua maioria contra os desmandos de ditaduras chinesas e africanas bem como de impérios econômicos, o site era um bem à humanidade. Quando os vazamentos começaram a incomodar, a coisa muda de figura. O fato é que se alguém ainda tinha dúvida de que a web reformulou totalmente o conceito de privacidade individual, convença-se e saiba que está a reformular o conceito de privacidade institucional também.

Mas não é somente a questão da privacidade que está em jogo. O jornalismo está em cheque também. Novos desafios aos jornalistas se impõem nesse tipo de contexto. Como aproveitar a inteligência do público para gerar uma longa lista de matérias, e ainda por cima, aumentar a credibilidade das mesmas. Ou por outro lado, como filtrar as informações e decidir o que vale a pena ou não ser publicado de forma rápida. Na verdade, o grande jornalista do futuro será aquele que vai ser procurado diretamente pelos denunciantes ao invés de lançarem diretamente em sites tipo Wikileaks.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dia dos Pais na Recoleta

Os conhecedores de Buenos Aires sabem que a Recoleta é um dos bairros mais vibrantes e alegres da capital portenha. Esse dia dos pais, estive numa Recoleta que, embora não tenha a mesma tradição da cidade argentina, tem seu charme próprio e capturou momentos bem especiais.

Tivemos um “almoço em famílias”. Isso mesmo. Três famílias com laços de amizades que persistem duas gerações estiveram presentes no Restaurante Recoleta na Antonio Justa. O Recoleta é um desses restaurantes que os amantes da boa carne, da boa bebida e do aconchego de pessoas agradáveis não podem deixar de conhecer.
Foi lá, por feliz coincidência, que os amigos de outrora José Furtado, José Wilson Sales e Adriano Garcia festejaram os dias dos pais com filhos e netos que mantém a história de amizade dos pais originada há mais de cinqüenta anos. Um momento histórico, que infelizmente, minha pouca habilidade com máquinas fotográficas,  só registrou por essa foto abaixo (Furtado no primeiro plano e José Wilson pai e Júnior em segundo). Uma comemoração especial e digna do dia e dos homenageados.  



quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mais Uma Pérola do Trânsito Fortalezense

A Prefeitura de Fortaleza está trabalhando muito bem para tornar a cidade um ponto turístico no Pais e mesmo no mundo por uma razão bem inusitada: barbaridades na sinalização de trânsito. Não bastassem semáforos em baixo de viadutos e dentro de rotatórias, agora temos um semáforo que sinaliza paradas de carros em cruzamento onde não cruzam carros ! Difícil de entender? Deixem-me tentar  explicar. Vejam a foto abaixo. A tirei quando estava na Avenida Pontes Vieira, direção Iguatemi. Há um semáforo para quem dobra a esquerda na Barão de Studart e um outro para quem seguem em frente. Recentemente a Prefeitura proibiu que os carros vindo da Barão de Studart dobrem a esquerda na Pontes Vieira e peguem a mesma direção que eu estava ao tirar a foto. Consequentemente, o semáforo de quem está na Pontes Vieira e deseja seguir em frente é absolutamente desnecessário. No entanto ele continua lá. Quando bati a foto os dois estavam verde, mas ficam vermelho sim.  O nobre objetivo de termos turistas (um bom nicho são alunos de urbanismo e engenharia de trânsito. Para aprender como não fazer evidentemente)  deve ser atingido em cheio. O grande handicap é que vai proibir, a nós fortalezenses, contar piada de português. Outro problema é a dúvida se ficamos com uma Fortaleza Sem Lei como tão bem denunciado no blog do Plínio ou com alguém que tome conta dessa forma.


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A Industria Automobilística na Web

Dois exemplos interessantes de uso da colaboração em massa (crowdsourcing) e da exploração das mídias sociais vêm da indústria automobilística. A Ford nos EUA decidiu lançar sua camionete Explorer em um salão de automóvel bem inusitado: o Facebook. Já a Fiat Brasil no seu projeto Fiat Mio conclamou os clientes para construírem o carro de seus sonhos. Os requisitos que os clientes sugerem recebem votos e, os mais populares, a companhia passa a considerá-los no projeto do carro. Vejam os vídeos abaixo (o da Ford é em inglês) para saber mais.



Exemplo do Crowdsourcing da FIAT


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dinheiro é Sempre a Melhor Recompensa?

Ao ler um texto de Dan Ariely no blog do TED sobre o que nos motiva e do quanto as compensações financeiras impactam nessa motivação, descobri esse vídeo super bem feito que descreve um experimento presente no livro Predicatably Irrational (referenciado na coluna de livros interessantes ao lado). Trata-se de uma forma bem criativa de contar uma estória. Pena não ser para qualquer um. Aliás, dêem também uma olhadinha na página de Ariely. Só o design inicial já vale a visita.

Quer viver mais? Tenha amigos

Muito interessante esse estudo que tomei conhecimento no site LiveScience
Já estamos carecas de saber (alias, nós quarentões, literalmente) que fazer exercício físico, hábitos alimentares e deixar de fumar são fatores essenciais para aumentar a longevidade. Novos estudos sugerem que há um outro fator importante para termos vida longa: relacionamentos sociais. Estudos desenvolvidos por pesquisadores da universidade de Brigham Young University, Utah, EUA (publicado no PLoS Medicine Journal). mostram que pessoas com fortes laços sociais podem aumentar as chances de sobreviência em até 50% para um certo período de tempo. Isso é quase o dobro tão benéfico quanto atividade física em termos de capacidade de reduzir as chances de morrer cedo.
Os pesquisadores revisaram 148 estudos que examinaram o link entre relacionamentos sociais e mortalidade. Foram estudos que envolveram mais de 308 mil participantes em pessoas que foram seguidas em média durante cerca de 7.5 anos. Os estudos mediram os relacionamentos sociais de várias formas como o tamanho da rede social do individuo, se ele era casado ou não bem como o quão engajado nos relacionamentos eram os indivíduos. Perguntas sobre como as pessoas achavam que eram vistas pelos amigos também foram realizadas. Visaram assim capturar o sentimento de se sentir importante aos outros.
Mas porque mesmo os relacionamentos sociais nos ajudam a viver mais? Nada que já não saibamos. Amigos nos ajudam a combater as situações stressantes cotidianas, nos encorajam, apoiam-nos quando necessário, acompanham-nos no lazer, etc. Enfim, o ditado popular “Mais vale um amigo na praça do que dinheiro no bolso”agora é que ganha força mesmo. Tem validação científica. 

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O Povo Busca por Talentos



Recebi recentemente informações de que estão abertas as inscrições para a 8ª turma do Curso Novos Talentos O POVO para estudantes de jornalismo. Nas duas turmas anteriores tive o prazer de palestrar para os alunos sobre um pouco do faço e sobre os desafios da profissão de jornalista (vistos pela ótica de um pesquisador em computação). Tive muito boa impressão do grupo de alunos (entre 5º  e 8º semestres): interessados, desinibidos e com uma boa cultura nas ferramentas digitais. A iniciativa do O Povo é salutar e deveria ser seguida por outras grandes empresas. A cultura da empresa não se aprende na Universidade, nada como um treinamento com uma vivência associados. Abaixo, vejam maiores informações sobre o curso.

O curso Novos Talentos do Grupo de Comunicação O POVO oferece treinamento sobre aspectos práticos e teóricos da profissão, de modo a preparar novos profissionais para atuarem nos meios impresso e eletrônico. Estudantes de jornalismo terão a oportunidade de conhecer a rotina das redações dos diversos meios de comunicação (jornal, rádio, TV e Portal), participando também de oficinas e cursos com jornalistas do Grupo e professores contratados.
O projeto foi criado em 2007 com o objetivo de propiciar formação complementar a estudantes que pretendem ingressar no mercado de trabalho. O curso é realizado em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), organizada pela Universidade Corporativa O POVO (UniOPOVO).
Para mais informações e consulta ao calendário do curso visite a página: http://www.opovo.com.br/novostalentos