Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Web 2.0 no KM Brasil

Esse primeiro dia de KM Brasil foi, em grande parte, dedicado a Web 2.0. Primeiro, a portuguesa Ana Neves, idealizadora do portal Kmol, apresentou uma palestra de como a Web 2.0 pode impactar a vida das organizações. Disse que basicamente ferramentas sociais de Web 2.0 reproduzem on line o que se faz off line e são úteis para adquirir o conhecimento tácito devido à interação. Ela aproveitou para discorrer sobre vários conceitos de Web 2.0 como tags, RSS, Orkut, etc. Depois disso, em uma mesa redonda onde participei descrevendo WikiCrimes, Cezar Taurion da IBM fez um apanhado ainda mais detalhado de ferramentas Web 2.0 e descreveu em particular como essas ferramentas são usadas na IBM para fomentar inovação. Seu blog (clique aqui para acessar) é uma referencia para desenvolvedores de software chegando a 4000 hits por dia. Fabiana Zanni fez uma apresentação muito interessante de como a editora Abril tem usado os conceitos de Web 2.0 para fomentar a interação com os leitores de suas revistas. Desde a Veja, passando pela Super Interessante chegando mesmo a Playboy, todas possuem espaço para escutar os leitores. Adriana Taets do fórum brasileiro de segurança(clique aqui para acessar) apresentou como o portal do fórum consegue gerar interação entre policiais de todos os Estado brasileiros. Por fim, Marta Mendes mostrou o modelo inovador do portal do SEBRAE que se caracteriza por sua flexibilidade para cada localização e que possui mais de 40 versões diferentes para diferentes regiões do País. Em resumo, as possibilidades de uso das ferramentas de Web 2.0 para apoio a gestão do conhecimento são imensas e estão apenas começando. A questão principal que se apresenta nesse contexto é sobre como explorar todas as informações disponíveis nessas ferramentas. Um prato cheio para mineração de dados.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A Web Móvel Se Aproxima

Uma notícia no Estadão de 21 de agosto chamou minha atenção (veja a matéria aqui). O total de assinantes de internet rápida no Brasil chegou 10,04 milhões em junho, segundo o estudo Barômetro Cisco de Banda Larga, da consultoria IDC. Na matéria, o presidente da Cisco, fabricante de equipamentos de redes, disse que a estimativa de atingir 10 milhões de assinantes em 2010 chegou a ser considerada exagerada. Como a meta já foi alcançada, a nova previsão para 2010 é de 15 milhões. Não acho nada ambiciosa. O que mais me surpreende é outro dado da pesquisa de que a banda larga móvel (via rede celular) chegou a 1,314 milhão de assinantes, avanço de 464% sobre junho de 2006. Minha surpresa tem duas razões. Por um lado me espanta como pode haver tamanho crescimento com a péssima qualidade de serviço que as operadoras passaram a fornecer. Os gargalos de infra-estrutura não permitiram que os usuários tivessem na verdade um serviço que pudesse ser considerado de banda larga. Tivessem as operadoras o mínimo de responsabilidade em prestar um serviço de qualidade, a demanda poderia ainda ter sido maior do que os 497 mil clientes no penúltimo trimestre. A outra característica digna de registro (que não se configura na verdade em um espanto) é por esse crescimento em si. Ratifica o gosto do brasileiro pelos celulares e confirma que a web móvel (o uso dos dispositivos móveis acessando a web) será o caminho a ser trilhado por quem quer desenvolver software inovador.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

WikiCrimes no KM Brasil 2008

A Sociedade Brasileira de Gestão de Conhecimento é uma ONG que visa ser o grande fórum de discussão e estímulo à gestão de conhecimento e em última instância contribuir para diminuir a desigualdade no acesso ao conhecimento e melhoria da competividade das organizações. Todos os anos um Congresso Internacional, chamado KM Brasil, é realizado para congregar os associados da SBGC e onde palestrantes de diversas regiões do mundo são chamados a interagir. Esse ano estou tendo a grata satisfação de participar do KM Brasil 2008 como palestrante. Fui convidado pela SBGC para falar sobre a minha experiência com WikiCrimes e debater com outras pessoas que contarão suas iniciativas em gestão do conhecimento. O evento será realizado em São Paulo no hotel Century e se desenvolverá durante os dias de 27, 28 e 29 desse mês. Para maiores informações sobre o congresso, inclusive a programação do evento clique aqui. Manterei o blog atualizado com assuntos discutidos lá.


segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Falta de Estrutura no Esporte

Os resultados obtidos pelos atletas brasileiros nas olimpíadas de Pequim são bem emblemáticos de nossa maior deficiência como nação: fraco sistema educação. A pouquíssima estrutura no esporte é só mais uma face dessa deficiência. Os países que têm bom rendimento nas competições esportivas, o fazem porque aliam o apoio ao desenvolvimento esportivo à estrutura educacional tanto no ensino médio, como no ensino universitário. Nós nunca conseguimos ter essa visão. Quando conseguimos nos sobressair em alguma competição é sempre fato isolado de uma dedicação pessoal. Nada de induzido ou esperado em função de um trabalho ordenado. Tomemos natação e atletismo, dois exemplos diferentes de onde conseguimos ouro e que nos remetem sempre a mesma conclusão da falta de estrutura do esporte na escola. A natação e mesmo os esportes aquáticos em geral sempre foram de elite no Brasil por motivos óbvios: falta de infra-estrutura para uma popularização. Não há piscinas em escolas e o esporte vive de uma classe média alta que pode freqüentar clubes esportivos e comprar materiais sofisticados para competição. Já no atletismo, em minha opinião o mais nobre de todos os esportes, o problema maior nem é a infra-estrutura. Não se precisa de muita para fazer jovens praticar a grande maioria das modalidades como correr e saltar. É só falta de apoio. Não há mágica! Só se descobre muitos talentos quando há uma forte oferta de candidatos a tal. Isso só se consegue com programas fortes de popularização e é exatamente essa a fórmula do sucesso do futebol. Como todo brasileiro joga futebol, se descobre talentos a todo o momento. Mas não se pode esperar que isso aconteça a torto e a direito para todo e qualquer esporte. É aí que entra a escola como fator de disseminação de esportes menos conhecidos, popularização dos mesmos e, assim, descoberta de novos talentos. Nos esportes coletivos, a mesma regra se aplica. O vôlei é uma exceção que confirma a regra. Um movimento de popularização se criou pela admiração de jogadores de uma geração vencedora e pelo vôlei de praia que encontrou um ambiente propício(inclusive pela questão climática e geográfica) para crescimento no País. Não creio estar falando nenhuma novidade como aliás é fato para boa porte dos nossos problemas. Os diagnósticos já são conhecidos. A questão é que é preciso fazer acontecer. Nõa vejo nenhuma indicação de que isso está a acontecer. Bem que poderíamos vincular isso a Olimpíada de 2016 que queremos abrigar.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Ser Empregado ou Empregador, Não Há nem a Questão

Em Abril de 2007, tinha recém chegado da Califórnia e saltou-me aos olhos a postura dos jovens universitários excessivamente interessados em fazer concursos públicos. Escrevi o texto “profissão concursado” (clique aqui para acessar o texto) descrevendo esse meu espanto. Semana passada, voltei a pensar no assunto quando tive a grata satisfação de assistir a uma palestra do ex-ministro e presidente da Embraer Ozires Silva que agora está presidente do Fórum de Líderes Empresariais. Fez uma apresentação bem informal alicerçada na sua enorme experiência. Duas historietas que contou foram bem interessantes. Na primeira, ele contou que ao dar uma palestra para jovens em uma universidade americana perguntou “quem quer um emprego?” Pouquíssimos alunos disseram que sim. Enquanto que ao serem perguntados se queriam ser empreendedores a maioria respondeu positivamente. Disse que fez a mesma pergunta no Brasil e quase ninguém respondeu que queria ser empresário. Ele enfatizou que acredita que a cultura de empreendedorismo passa por uma mudança de postura das universidades, mas também por um maior espírito patriótico. É preciso acreditar que o País pode dar certo e que para que isso aconteça é preciso ter gente com espírito desbravador. O comodismo da juventude em busca de concursos não pode ser a regra. A outra estória enfatiza esse segundo aspecto meio que patriótico. Contou à platéia que um dia teve a oportunidade de perguntar a um avaliador do Nobel, porque nunca houve um cientista brasileiro vencedor do prêmio. Teve como resposta que quando Cesar Lattes foi indicado, recebeu tantas críticas dos próprios brasileiros que teve sua candidatura retirada. Voltou a cobrar um espírito nacionalista que estivesse acima de querelas pessoais e que congregasse a nação em torno daquilo que nos orgulha. Disse que sente isso ainda hoje em relação a Embraer. Ainda não existem aviões da Empresa voando no espaço aéreo brasileiro embora eles estejam em toda parte do mundo. Diante um depoimento tão contundente de quem tem respaldo, bem que os jovens poderiam pelo menos começar a a se questionar do que vale mais a pena (e nem precisa de crise existencial).

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A Campanha Eleitoral Brasileira na Internet

A sociedade brasileira nem está percebendo o quanto está sendo lesada em seus direitos em função da resolução proposta pelo TSE de como deve ser a campanha eleitoral na Internet. Em resumo, a resolução só permite a realização de campanha através da exposição das idéias e propostas dos candidatos em sua página pessoal. Incrível a falta de compreensão da lógica da Internet. A decisão do TSE foi baseada na lógica de funcionamento dos meios de comunicação tradicionais como o rádio e a televisão. A medida traz pelo menos três prejuízos evidentes. Primeiro, estamos perdendo uma oportunidade de ouro para melhorar nossa, já tão combalida, consciência política. A internet é um espaço de discussão, de troca de opinião e de divulgação de idéias. Não é um espaço como são os usados nos meios de comunicação tradicionais e que por isso precisam de um horário eleitoral gratuito. Aliás, é exatamente por não ter domínio de um grupo privado particular que ela incorpora um sentido tão democrático. Ressalte-se ainda que os jovens, habituais freqüentadores da rede, seriam os primeiros a poder participar da campanha mais ativamente em sua versão virtual. O segundo prejuízo é que perdemos a oportunidade de fazer nossos políticos (ou candidatos a tal) discutir, defender idéias, responder perguntas, enfim, interagir. Há quase trinta milhões de usuários no Orkut e uma boa diversidade de comunidades destinadas a discutir política. Seria assim uma ótima oportunidade para buscar mais qualidade dos candidatos que, conseqüentemente, teria um efeito pedagógico necessário dado o nível dos que postulam cargos públicos. Por fim, ressalte-se o terceiro prejuízo que se acumula pela perda de oportunidade de divulgar e popularizar a web com um uso cívico. A internet brasileira ainda é quase que totalmente dominada por interesses de entretenimento. Trazer aplicações úteis do dia-a-dia para os internautas é fundamental para que a rede passe a agregar qualidade de conteúdo, educação e cidadania ao brasileiro. Poderíamos pelo menos estar aprendendo com os americanos que fizeram e continuam fazendo uso intensivo da Internet na campanha presidencial. Aliás, o candidato democrático Barak Obama é um dos que têm centrado boa parte de sua energia na campanha a discutir com eleitores on line e dessa forma conseguiu arrecadar mais doações financeiras pela rede do que de qualquer outra forma. Por fim, percebam que no começo desse texto mencionei que a sociedade nem percebe o que está acontecendo. O tema não toma a dimensão que merece nos meios de comunicações tradicionais. Será que há algum interesse de manter a reserva de mercado que ainda hoje existe?

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Olhos da Comunidade

A instalação de câmeras de monitoramento em vias públicas tem sido adotada extensivamente no Brasil e no mundo como mecanismos de policiamento preventivo e repressivo. Londres e Mônaco são dois exemplos de cidades altamente vigiadas por câmeras. No Brasil, Fortaleza foi uma das pioneiras com a instalação de câmeras na Beira-mar. Foi uma de minhas primeiras iniciativas enquanto diretor da Secretaria de Segurança em 1999. De lá para cá esse conceito se difundiu. Recentemente descobri que a prefeitura de Newark no Estado de New Jersey, nos EUA instalou mais de cem câmeras de vídeo wireless (sem ligação por cabo) de monitoramente em uma área de cerca de 12 km quadrados. A grande novidade é que juntamente com as câmeras foi instalado um sistema de detecção de disparos efetuados com arma de fogo (gunshot detection system). O sistema ao identificar algum disparo imediatamente alerta a central de emergência e faz com que as câmeras localizadas perto do local focalizem a área suspeita com zooms automáticos. O sistema funciona por triangulação de forma bem parecida como sistemas de localização usam as antenas de celular para identificar de onde uma pessoa está falando. Dessa forma é possível identificar com razoável precisão o local de onde partiu o disparo. O projeto está sendo chamado Olhos da Comunidade (Community Eye). A precisão do sistema é a se verificar, mas a idéia indica um caminho que tende a se acentuar, qual seja, utilizar a tecnologia de sensores e redes sem fio conjugadas com sistemas de rastreamento. Por enquanto, as questões de privacidade estão ficando para segundo plano. Não sei até quando.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Londres Cria um WikiCrimes

Londres lançou um sistema similar a WikiCrimes. Um mapa de crimes permite o cidadão saber onde é perigoso. A grande diferença do mapa Londrino para WikiCrimes é que o projeto é patrocinado pela Prefeitura da cidade e os dados vêm diretamente da Polícia. A idéia é exatamente a de fornecer transparência ao cidadão. Aqui no Brasil, enviei uma correspondência a todas as Secretarias de Segurança do País, solicitando que sejam parceiros de WikiCrimes e que ponham a disposição do cidadão os dados que, em última instância, lhes pertencem. Nenhuma das nossas Polícias se dispôs a fornecer seus dados. Semana passada fiz uma apresentação no Ministério da Justiça para representantes de algumas prefeituras de cidades que têm se sobressaído no combate a criminalidade. Talvez tenha mais receptividade dessa esfera de governo. Não me desespero. É só uma questão de tempo. Pena que não consigamos ser pioneiros em um projeto desse, justamente pela tremenda miopia de nossos governantes e gestores públicos. Quando for sucesso lá fora e todo o mundo(literalemente) estiver fazendo, passaremos a fazer também Abaixo acrescento uma foto do site londrino que pode ser acessado aqui.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Mapas de Kernel em WikiCrimes

Ontem lançamos uma novidade em WikiCrimes. Já é possível visualizar mancha de diferentes cores descrevendo os crimes. As cores mais fortes significam áreas com maior concentração de crimes. Mapas de Kernel (método estatístico de estimação de densidade por suavização) servem para identificar pontos quentes (hot spots, em inglês). Eles são muito úteis quando há uma concentração grande de pontos (em WikiCrimes, alfinetes) e uma análise visual fica prejudicada. Muitas vezes um local é muito visado e um ponto pode na realidade significar várias ocorrências. Outro detalhe é que elas são dinâmicas, no sentido que podem verificar áreas onde há concentração de crimes, sem que necessariamente correspondam a uma área administrativa pré-definida (por exemplo, bairros). Abaixo, postei duas fotos de mapas em WikiCrimes descrevendo homicídios em Fortaleza de 01 de Janeiro à 30 de Junho. Grande parte dos registros veio do Diário do Nordeste por contribuição do jornalista Fernando Ribeiro. Um dos mapas representa os crimes por alfinetes o outro os representa por manchas coloridas. Nos mapas pode-se ver claramente que uma área particular da região de Messejana, no Curió, é a que apresenta a maior concentração de crimes violentos. Em breve mais novidades virão. Não deixem de compartilhar informações sobre crimes.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Critical Mass

Acabei de ler Critical Mass: How one thing leads to another (Massa Crítica: como uma coisa leva a outra) de Philip Ball, que coloco na lista de sugestão de livros ao lado. Foi minha mais recente (e temporariamente a última) leitura dentro da temática “não ficção”, em particular, de livros que falam da emergência das redes, da conectividade de componentes naturais e biológicos e em última instância de como se pode “matematizar”o comportamento social. Como já disse em textos anteriores, encontro aqui uma forte fonte de inspiração para os trabalhos de modelagem da criminalidade e da criação de modelos de simulação com essa finalidade. Outras obras similares a critical mass são Linked, Emergence, The Social Athom e Nexus. Ball faz um apanhado de diversos trabalhos que procuram modelar matematicamente o comportamento humano de forma agregada mesmo considerando que isso pode não ser possível para um indivíduo somente. Em outras palavras, impossível de prever o comportamento de um homem, mas o mesmo não é verdade para milhares deles. A idéia é de identificar padrões baseados na interatividade entre componentes (que no caso social são as pessoas) e que possam ser representados em modelos analíticos. Como já disse no meu comentário sobre o livro The Social Athom aqui, não se trata aqui de encontrar fórmulas matemática gerais analíticas, mas de realizar simulações baseadas em interações de agentes com o objetivo de reproduzir os padrões dos fenômenos a serem estudados. O livro faz uma análise histórica de como os modelos estudados na física, economia e sociologia interagem e, por meio de analogias cruzadas entre essas disciplinas, faz-nos compreender a emergência dessa nova abordagem da ciência social. Algo que podemos chamar de Sociometria. O livro é bem denso e mais completo (no sentido de cobrir um número maior de temas) do que os outros. Seu grande problema é que se deixa levar pelo entusiasmo característico de livros ditos populares de ciência. A sociometria está apenas no seu início e todo entusiasmo dos que nela navegam deve ser visto com muita cautela. De qualquer forma a leitura é muito interessante aos que desejam compreender melhor as diferentes ligações existentes entre conceitos como a teoria do jogos, redes small world, estatística social, simulação de tráfico, leis de potência e transições de fluidos. Trabalhos de pesquisadores como Thomas Schelling, Ilya Prigogine, Brian Arthur, Alan Kirman, Robert Axtell, Joshua Epstein, Robert Axelrod, Paul Omerod, Martin Nowak, Per Bak e Duncan Watts são discutidos. Recomendo.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Open Search

Yahoo! está dando um passo extremamente audacioso para voltar a conquistar espaço no reduzido e quase sem competição mercado de busca. Embora Cueil esteja tentando participar do jogo (veja aqui o que escrevi sobre esse novo site de busca), Microsoft, Yahoo! e o grande irmão Google são disparados os competidores que merecem aposta. Pois bem, Yahoo agora está apostando suas fichas em uma plataforma aberta de desenvolvimento de buscas. Com essa plataforma qualquer desenvolvedor de software poderá criar novas aplicações e usos inovadores de programas de busca. Estas iniciativas começaram com SearchMonkey que torna possível, a donos de sites e desenvolvedores, controlar a aparência dos resultados advindos de Yahoo! Search. Agora, com Yahoo! Search BOSS (Build Your Own Search Service – Construa seu próprio serviço de busca) permite empresas e desenvolvedores em geral usarem Yahoo! Search até mesmo definir ranks próprios para as buscas. Pessoal de software livre, vale a pena conferir! Abaixo uma figura de uma busca em que o nome de Hillary Clinton é colocado e onde se pode perceber uma customização proporcionada pelo The New York Times. Informações adicionais (nesse caso sobre pesquisas de opinião, dinheiro arrecadado, notícias sobre as eleições e análises dos debates) são adicionadas e customizadas à pagina original.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dia do Estudante

Esse mês de Julho (no qual eu “teoricamente” deveria estar de férias) foi bem intenso em termos de trabalho acadêmico. Gustavo Oliveira, Juliana Carvalho e Danilo Reis tiveram suas dissertações defendidas e Adriano Melo ainda defende esse mês. A maratona começou mesmo em Junho, com a grata satisfação de participar da banca de DEA (Diplome d’Études Approfondie) de Beto Mendonça, um aluno da UNIFOR que agora faz seu doutorado na Bélgica. O DEA é uma espécie de mestrado nos países francófonos e serve como habilitação para continuar as pesquisas no doutorado. Participei de sua bem-sucedida defesa por videoconferência e pude perceber que ele está se virando muito bem. Aliás, além de defender o DEA ele ainda está indo pelos congressos mundo afora vender seu peixe (clique aqui saber um pouco mais da participação no Jazzon 2008). Essa introdução serve para exemplificar o quanto a relação aluno-professor é forte e gratificante. Nada mais adequado do que visitar o tema nesse dia do estudante. Não falo somente da relação que se cria com o professor que ensina em sala de aula. É certo que essa relação é marcante e muitos de nós sempre se lembra daquele professor que nos serviu de exemplo e inspiração. No entanto, na relação professor-orientador e aluno que é típica na área da pesquisa há algo mais. Aqui a dualidade discípulo-mestre encarna uma forte simbiose onde a confiança, o respeito mútuo e a amizade têm espaço para se estabelecer. Os alunos acabam por serem os naturais defensores e difusores das idéias dos professores. Ao final de uma fase como essa que vivi nos últimos meses, percebo o quanto isso gratifica e o quanto me sinto orgulhoso de cada realização e conquista dos alunos que orientei. Fazendo uma continha rápida, já foram mais de cinqüenta alunos, de iniciação científica e de pós-graduação, que passaram pela célula de engenharia do conhecimento em menos de sete anos de sua existência. O que terminaram suas dissertações ou encontraram outras oportunidades estão buscando seus caminhos perto ou longe de nós, mas muito me alegra perceber que retornam sempre ao nosso convívio, mesmo que por vezes provisoriamente. Em meus discursos presenciais recheados de “vamos em frente”e outras palavras de ordem já devo ter dito que os agradecia pelas experiências vividas. Nesse texto o faço por escrito. Parabéns e obrigado.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Em Excesso

Chegando o fim de semana! Decidi voltar a falar de música. Infelizmente não estou mais conseguindo mudar a rádio personalizada ao lado. Last.fm lançou uma nova versão, mas está cheia de bugs, incluindo a geração de widgets. Para mim, um profissional da informática, quando me coloco como usuário e passo a sofrer com os erros que encontramos nos programas só consigo me lembrar do divertido vídeo que postei nesse blog sobre o quão difícil é a engenharia de software (clique aqui para acessar). Enquanto Last.fm não corrige suas falhas, continuo com Kings of Convenience, mas vou lembrar um pouco o rock da banda australiana INXS (pronuncia-se “in excess”), um sucesso nos anos 80. No Brasil, a vinda ao Rock Rio de 91 marcou seu ápice. Pena que o vocalista Michael Hutchence tenha partido tão jovem (37 anos) em um suicídio que gerou contestações. Alguns dizem que o cantor tinha hábitos sexuais não ortodoxos e acabou morrendo de asfixia erótica ! Algo bem típico dos roqueiros que vivem de forma intensa e que parecem que sabem que não podem viver muito (ou não querem?). Vejam abaixo um de seus maiores sucessos: Never Tells Apart. O inusitado solo de sax no meio da balada é a marca da banda. A curtir sem moderação; em excesso.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A TI no Ceará em Debate

O Estadão divulgou nesse sábado o resultado de um estudo realizado pela BRASSCOM (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) que alerta para a falta de trabalhadores especializados em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). No estudo o Nordeste só apresenta 2% da demanda de mão de obra. O estudo mostrou que o Sudeste responde por 70% da demanda, sendo 47% somente na Grande São Paulo. O levantamento mostrou ainda que 20 cidades concentram a indústria brasileira de tecnologia da informação. A falta de profissionais qualificados já foi assunto nesse blog (veja aqui e aqui), mas números como os apresentados pelo estudo enfatizam o problema. Estima-se que há uma demanda de cerca de 33 mil profissionais, mas que somente 16 mil são formados anualmente. Não sei o quanto a BRASSCOM é representativa das Empresas de TI no Brasil (descobri que pouquíssimas empresas cearenses fazem parte da BRASCOM e o estudo não está disponível no site da Associação) mas de qualquer forma, ele é preocupante. As empresas de TIC no Estado têm tentado ocupar um espaço relevante, política e economicamente na economia local e por isso vêm realizando uma série de movimentos e estudos no sentido de atrair atenção política e da sociedade para os problemas que enfrenta. Quando cheguei da Califórnia, participei de um grupo de estudo sobre o tema (veja aqui o que escrevi sobre isso). Agora me vejo debatendo o mesmo assunto novamente, pois estou representando a FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico) nas reuniões da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação que teve sua criação promovida pela Agencia de Desenvolvimento do Ceará (ADECE). A formação de mão de obra é um dos vetores de discussão. Sinto que há um entusiasmo muito grande pelas propostas de formação em massa de jovens que vêm de acabar o ensino médio. Reluto em acreditar que essa é a solução para o problema. Vai precisar muita criatividade para promover qualificação tecnológica de alto nível com uma matéria-prima tão limitada como a que termina o ensino médio e não consegue entrar na Universidade. Acredito muito mais em ações que visem requalificar profissionais de nível superior formados em outras áreas. Teremos muito o que discutir.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Compartilhando Informações Sobre Crimes

A cultura do compartilhamento que já foi assunto nesse blog e que motivou o surgimento de WikiCrimes dá indicações de que está só começando. Vejam esse lançamento da TomTom, empresa holandesa especializada em dispositivos de navegação e GPS para automóveis. Trata-se do projeto Map Share (compartilhe mapas) que se propõe a trocar informações sobre atualizações nas ruas mundiais para uso do próprio usuário. Os vídeos abaixo fazem parte da campanha de lançamento feita pela Empresa na Internet.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A Descoberta da Felicidade

A felicidade entrou para o rol dos conceitos que a economia e os negócios em geral elencaram como relevantes. Trata-se de uma nova moda. A visão tradicionalista do Homo Economicus sempre tem pregado que o homem é eficiente, racional, motivado para fazer bons negócios, influenciado pelo marketing e trabalhará sempre em busca de seus melhores interesses. Em contraposição a essa idéia vem o conceito de homo feelgoodomicus (feel good = sentir-se bem). Aqui se apregoa uma visão mais voltada aos sentimentos humanos como Maslow tem ressaltado na sua pirâmide de necessidades humanas (fisiológicas, de segurança, social, auto-estima e reconhecimento). Trata-se de enfatizar aspectos que a psicologia tem identificado como fortemente relacionados com o conceito de felicidade como autonomia, competência, auto-estima e conectividade. Os estudos nessa direção foram iniciados pelo psicólogo Martin Seligman que cunhou a psicologia positiva. Ao invés de procurar os problemas do passado, melhor procurar as virtudes e força interior que levam as pessoas a evoluir. No contexto dos negócios isso pode representar muito dinheiro (dá para entender porque os americanos estão nisso, né?). Pense em algum negócio que você é usuário e que você se sente desesperadamente irritado ao usá-lo. O feelgoodonomismo chama isso de eixo da miserabilidade. Se encontrou algum serviço ou produto que deixa o cliente se sentindo miserável de ruim, aí está uma ótima oportunidade de fazer dinheiro com um novo negócio e com um novo modelo oposto ao existente. Skype no vácuo do péssimo serviço das companhias telefônicas e Zipcar no saturado ramo de alugueis de automóveis são exemplos de como se aproveita esse espaço. A apresentação completa descrevendo as idéias brevemente expostas aqui pode ser acessada em http://www.crowdsourcingdirectory.com/?p=123