Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

O Ensino Fundamental e o Ensino Médio na Califórnia: Opinião de quem está vivendo

Quando cheguei aqui uma das coisas que mais me preocupava era a escola onde iria colocar minhas filhas. Afinal com tanto filme e noticiário que nos mostram uma realidade violenta, não tem pai que não fique preocupado. A escola é gratuita, mas não se tem direito de escolhê-la fora da área onde se mora (distrito escolar). Decidi morar em uma cidade pequena onde a maior parte da comunidade é asiática (chineses e indianos) e onde se encontram algumas das melhores escolas dos EUA. A avaliação das escolas é feita por uma prova realizada por todos os alunos do País. Depois destes meses, tenho uma opinião formada sobre a escola americana (evidentemente com base nas escolas de minhas filhas e, por isso mesmo, um pouco tendenciosa). Ao invés de descrever minha opinião, resolvi fazer uma pequena entrevista com Lara e Lia e perguntar a opinião delas. Lia está no ensino fundamental (3º ano) e Lara no ensino médio (2º ano).
Lia, o que você prefere na escola americana em comparação com a brasileira?
Aqui tem computer class (ela mistura inglês com português todo o tempo!) toda quinta. Em Fortaleza só tem de vez em quando. Ano passado só fui duas vezes, pois era numa sala em outro prédio e quase sempre tava ocupada. Aqui tem aula de artes que é muito legal. Gosto de ajudar a professora na hora do lunch, pois com isso ganho dinheiro (todo dia a professora escolhe ajudantes para auxiliá-la no almoço. Os ajudantes podem almoçar de graça. É assim que Lia economiza o dinheiro do pagamento (o almoço não é de graça)).
O que você acha melhor na escola de Fortaleza?
Em Fortaleza tem uma professora para cada matéria. Eu gosto mais porque eu conheço mais professoras. Em Fortaleza eu também acho melhor porque almoço em casa. A comida de casa é melhor do que a da escola aqui.
Lara, o que você prefere na escola americana em comparação com a brasileira?
Na maioria das coisas a escola daqui (Califórnia) leva vantagem. Os professores são melhores, os alunos são mais comprometidos e o material disponível é muito melhor. Nas aulas de laboratório usamos equipamentos individuais e o conteúdo é muito mais aprofundado. Em resumo, qualquer aula aqui é mais bem dada do que em Fortaleza. Mesmo uma aula que aparentemente não é muito exigente como artes, todo mundo leva a sério e você acaba aprendendo muita coisa. Em Fortaleza, o comprometimento dos alunos é muito pequeno e os professores têm muito pouco moral.
O que você acha melhor na escola de Fortaleza do que aqui?
O conteúdo da escola de Fortaleza é mais abrangente do que aqui. Acho que o vestibular exige que se dê uma matéria muito ampla. Muita coisa que é vista em Fortaleza não é vista aqui. Ou seja, na Califórnia o estudo é mais aprofundado, em Fortaleza é mais abrangente, mas se aprende menos. Tem matéria demais. Gosto mais dos livros brasileiros, pois têm mais exemplos. Acho que no Brasil há mais incentivo para socialização. Aqui (na Califórnia), os alunos são mais concentrados no estudo e se socializam menos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vasco,

Interessante a opinião da Lara e da Lia. Sempre ouvi falar que o melhor ensino infantil era o japonês, o melhor fundamental o alemão e os americanos se destacavam somente no ensino superior, já que o fundamental/médio deles era muito deficiente, principalmente no que se refere à exatas em geral (matemática, física...).
Amigos meus que fizeram intercâmbio também comentaram que as escola dos EUA eram menos exigentes do que as daqui.
Parece que neste ponto também - ensino fundamental/medio - as coisas estão melhorando por ai.
Rubens

Unknown disse...

Gostaria de mandar minha filha para fazer o esino médio nos EUA, minha irmã mora na california,vc sabe me dizer qual a documentação necessaria se lea não vai de intercambio??

Vasco Furtado disse...

Caro loperotti,
Infelizmente não sei responder-lhe precisamente. O que sei é que chegando lá ela terá que ter suas notas aqui no Brasil traduzidas e o cartão de saúde. De qualquer forma, ela fará exame médico por lá para saber se tem tuberculose e outras viroses (nao me lembro bem qual)